RSS

6 de jan. de 2012

GRAFENO



Recebi esse mês  uma revista que em sua parte sobre ciência trata do GRAFENO, pra mim algo não tão novo, pois já havia ouvido falar a respeito, mas nunca me dediquei a buscar entender do que se tratava. Então, resolvi ler e compartilhar aqui no blog.

Esse material ao qual se denomina grafeno,  é uma estrutura de carbono obtida através do grafite, é extremamente forte, leve, flexível e ótimo condutor de eletricidade e revolucionário ao ponto de ser quase totalmente transparente. O material começou a ser conhecido em 1947 pelo físico canadense P.R Wallace, em estudos sobre as propriedades eletrônicas do grafite, mas só foi observado pela primeira vez em 1962 pelos químicos alemães Ulrich Hofmann e Hanns-Peter Boehm (Planeta, 2012).

Em 2004 de acordo com a revista, dois cientistas emigrados da Rússia, Geim e Novoselov, iniciaram experiências com o grafite e buscaram obter a mais fina fatia possível desse metal para ver sua funcionalidade e para surpresa de ambos, o material ultrafino mantinha uma estrutura de ligação hexagonal e apresentava um arranjo simétricos de elétrons que aumentava sua condutividade.

A pesquisa realizada pelos cientistas redeu a ambos o mais cobiçado prêmio, o Nobel de Física em 2010. Em 2011 o GRAFENO rendeu a outros pesquisadores o prêmio, Nuno Peres, João Lopes dos Santos e Eduardo Castro, portugueses,  que junto com os dois cientistas de origem russa, pesquisam mais propriedades do material, como sua opacidade, entre outros.

Há muito ainda para ser explorado do novo e surpreendente material, estamos no início de uma verdadeira revolução no campo científico e industrial, pois o mesmo por sua condutividade será aplicado em diversos ramos da indústria, mas principalmente na eletrônica.


APLICAÇÕES DO GRAFENO

  • Internet: podendo ajudar a torná-la muito mais rápida;
  • Próteses: será possível produzir membros mais resistentes, flexíveis e leves;
  • Iluminação: por ser eletroquimicamente estável, o grafeno é ideial para ser usado em células eletroquímicas emissoras de luz;
  • Painéis solares: tornaria os eletrodos das células solares orgânicas mais leves, flexíveis e baratos do que os disponíveis hoje;
  • Aparelhos com tela sensível ao toque: por ser mais abundante e barato que os atuais, e ainda ser flexível e transparente;
  • Células de hidrogênio: ótima opção para o rendimento do combustível de veículos "verdes";
  • Indústrias civil, automotiva, aeronáutica e naval: enorme resistência, além de ser leve e mais econômico que os usados hoje.





Qual sua opnião quanto a essa nova tecnologia que está preste a ser acessível ao mundo todo em formato variado e em diversas aplicações?







5 de jan. de 2012

BRINCANDO NA ESCOLA

Hoje vou falar um pouco sobre uma causa que defendo e acredito ser uma boa opção para a educação infantil brasileira: o brincar na sala de aula. Poucos concordarão comigo, mas acredito na educação através do lúdico para o desenvolvimento infantil e para vida.


Ao falar em brincar, muitos acham que são simples atos de descontração, ou ate mesmo uma bobagem, mas não param pra pensar o que este ato proporciona na vida de uma criança.

Alguns até chegam a pensar que a criança não precisa brincar e que o melhor para ela são os estudos, porém não sabem que a brincadeira pode ensinar e muito a uma criança, basta que sejam bem trabalhadas. Porque o brincar não é tão simples como se parece, para cada fase de desenvolvimento se encontra um modo diferente de efetuar um jogo ou mesmo uma brincadeira.

Haja vista, que atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança.

Os jogos e as brincadeiras nas crianças despertam o lúdico e ajuda-os em muitos outros aspectos, seja emocional, intelectual ou motor. Estudos feitos por grandes nomes da psicologia como Vygotsky e Piaget comprovam a importância do brincar na vida de uma criança.

O lúdico é uma fábrica de desenvolvimento através do prazer encontrado nas brincadeiras desenvolvidas pelas crianças.

As crianças que brincam se tornam adultos muito mais preparados, pois são capazes de realizarem estratégias para solucionar algo, e isso só é possível porque elas crescem com uma boa bagagem lúdica.

No contexto da sala de aula, o uso do lúdico para promoção do processo ensino aprendizagem tem se constituído num excelente recurso pedagógico. É notório que os alunos aprendem melhor quando se trabalham os conteúdos de forma lúdica, utilizando para isto os jogos e as brincadeiras.

Mas para que os mesmos sejam utilizados na sala de aula como recurso pedagógico se torna necessário que isto esteja inserido no seu planejamento e em consonância com os objetivos propostos. Assim o lúdico adquire um caráter pedagógico.

É importante salientar que o uso dos jogos e brincadeiras como recurso para se ensinar e aprender é uma opção dos educadores, apesar dos seus inúmeros benefícios. 

Pensem um pouco em como vocês gostariam que tivesse sido sua educação quando criança. Será que concordaria com o ensino de sua época ou preferiria que a escola lhe oferecesse o prazer de ser educado de forma lúdica?

4 de jan. de 2012

Distúrbios Renais



O sistema urinário é composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra, tendo como função a excreção, o controle do volume e composição dos líquidos corporais. 


Foto: Sistema Urinário Masculino e Feminino


Os distúrbios renais em geral estão relacionados a um mau funcionamento dos rins, que sendo de forma aguda ou crônica, as substâncias tóxicas começam a se acumular e a fazer mal ao nosso organismo, bem como o líquido que começa a se depositar sobre a pele criando um edema.

O principal e mais comum distúrbio renal são as infecções urinárias que é um processo infeccioso que acomete as vias urinárias, dos rins à bexiga, podendo ser ascendente ou descendente.  Sendo essas infecções ocasionadas por sexo, gravidez, obstrução de algum componente do sistema urinário, refluxo vesico-ureteral, refluxo intra-renal, diabete milito, instrumentação e deficiência imunológica.

A pielonefrite é uma infecção bastante grave que pode ser aguda quando se trata do parênquima renal, podendo ser crônica quando associada a fibrose e cicatrizes do parênquima e deformações no sistema pielocalicial.

Qualquer quadro de infecção urinária deve ser sempre tratado com antibióticos, sendo que não ocorrendo a melhora, devem ser estudadas com exames de imagens como tomografia computadorizada e ultrassom.

O câncer de bexiga é outro distúrbio urinário que acomete 10% dos homens e 4% nas mulheres, sendo em geral, indivíduos da raça branca estando mais relacionado a fatores exógenos do que a fatores genéticos.

O fator mais predisponente é o tabagismo, além de contato com anilinas, infecção pelo Esquitossoma hematobium e traumatismo físico do urotélio induzido por infecção, instrumentação e cálculos.

Alguns distúrbios são tão graves que o tratamento consiste em hemodiálise que se baseia na transferência de solutos e líquidos por meio de uma membrana semipermeável que separa os compartimentos sanguíneos do banho de dialise no dialisador.

Um dos cuidados mais importantes da enfermagem em casos de disfunções urinárias consiste na monitorização diária do balanço hídrico, pois este representa o resultado de todos os líquidos administrados a esse cliente e de todos os líquidos eliminados, através dos rins, pele, pulmões e trato gastrointestinal.






Nas próximas postagens vou dedicar a escrever um pouco sobre cada um desses distúrbios, pois são mais frequentes do que imaginamos. Acredito que poderá ser um alerta ou uma forma de entender melhor como funciona o nosso organismo perante uma patologia.

3 de jan. de 2012

VIVER




Às vezes parece não ser simples viver, colocamos defeito em tudo, nada está bom, e quando está não damos o devido valor.

Esquecemos que por vezes, somos nós os responsáveis por tamanha decepção em nossa vida. 

Preocupamo-nos tanto com fatos negativos que nos esquecemos de viver os momentos.

De viver o dia-a-dia, o brilho do amanhecer, a leveza da brisa, a simplicidade da flor, o doce aroma da grama, a singela transparência do orvalho.

Às vezes esquecemos até de nós mesmo, de nossos ideais, nossos princípios, conceitos.  Deixando de lado o prazer nas coisas simples, porque sempre buscamos o complexo, o difícil. 

E tudo isso para que?

Para nos tornar pessoas respeitadas? Não, buscamos para sentir orgulho de nos mesmos, de vivenciar a negligência que sentimos pelo próximo, sem dar importância a quem está do nosso lado, buscando sempre um destaque.

Não somos capazes de olhar para dentro de nós mesmo e perguntar... Quem sou eu de verdade? O que eu realmente quero para mim, para a minha vida?

Tenho certeza que muitos ao se perguntarem isso, serão capazes de decepcionarem consigo mesmo, sabe por quê? Porque a realidade dói, e muitas vezes escondemos o que verdadeiramente somos por medo da sociedade não nos aceitar, nos julgar mal.

Porque sempre estamos levando em conta o que falam a nosso respeito, ou a respeito de quem está a nossa volta. 


AGORA EU LHE PERGUNTO:  

"QUE SOCIEDADE É ESSA, QUE AO INVÉS DE ACEITAR AS DIFERENÇAS, BUSCA AUMENTAR ESSE VÁCUO EXISTENTE NELA?"



(Viviane Tavares de Paula) 






1 de jan. de 2012

ANO NOVO! VIDA VELHA!




A famosa frase: Ano novo, vida nova” refere-se ao sentido ilusório da virada de ano, afinal, não é porque um ano se passou e outro iniciou que a vida irá mudar.

Não tem como apagar tudo e iniciar uma vida do zero, sem lembranças, tristezas, alegrias, frustrações, vitórias, o fato de trocarmos de ano não significará uma vida nova e sim que mais um ano se inicia e você tem planos para realizar, expectativas para concretizar, sonhos para fazer, vida para continuar.

Dessa forma, o ano novo serve apenas para tentarmos algo diferente em nossa vida, quem sabe aquele casamento tão esperado, o emprego desejado, a faculdade sonhada, a viagem que tanto planejou. Quando se está no início traçamos algumas metas por acreditarmos que nesse ano conseguiremos o que tanto desejamos, afinal, ainda temos 365 dias pela frente para isso acontecer.

Portanto, o ano é novo, a vida é velha, mas com expectativas renovadas. 



DESEJO A TODOS UM ANO CHEIO DE REALIZAÇÕES, QUE SONHOS CATIVADOS AGORA NO INÍCIO CHEGUEM AO FINAL SENDO REALIZADOS, CURTINDO CADA SEGUNDO DESSES 365 DIAS E VIVENDO INTENSAMENTE OS SEUS DESEJOS, JUNTAMENTE COM MUITA SAÚDE E FELICIDADE. 


A TODOS, UM FELIZ 2012!!!