RSS

4 de jan. de 2012

Distúrbios Renais



O sistema urinário é composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra, tendo como função a excreção, o controle do volume e composição dos líquidos corporais. 


Foto: Sistema Urinário Masculino e Feminino


Os distúrbios renais em geral estão relacionados a um mau funcionamento dos rins, que sendo de forma aguda ou crônica, as substâncias tóxicas começam a se acumular e a fazer mal ao nosso organismo, bem como o líquido que começa a se depositar sobre a pele criando um edema.

O principal e mais comum distúrbio renal são as infecções urinárias que é um processo infeccioso que acomete as vias urinárias, dos rins à bexiga, podendo ser ascendente ou descendente.  Sendo essas infecções ocasionadas por sexo, gravidez, obstrução de algum componente do sistema urinário, refluxo vesico-ureteral, refluxo intra-renal, diabete milito, instrumentação e deficiência imunológica.

A pielonefrite é uma infecção bastante grave que pode ser aguda quando se trata do parênquima renal, podendo ser crônica quando associada a fibrose e cicatrizes do parênquima e deformações no sistema pielocalicial.

Qualquer quadro de infecção urinária deve ser sempre tratado com antibióticos, sendo que não ocorrendo a melhora, devem ser estudadas com exames de imagens como tomografia computadorizada e ultrassom.

O câncer de bexiga é outro distúrbio urinário que acomete 10% dos homens e 4% nas mulheres, sendo em geral, indivíduos da raça branca estando mais relacionado a fatores exógenos do que a fatores genéticos.

O fator mais predisponente é o tabagismo, além de contato com anilinas, infecção pelo Esquitossoma hematobium e traumatismo físico do urotélio induzido por infecção, instrumentação e cálculos.

Alguns distúrbios são tão graves que o tratamento consiste em hemodiálise que se baseia na transferência de solutos e líquidos por meio de uma membrana semipermeável que separa os compartimentos sanguíneos do banho de dialise no dialisador.

Um dos cuidados mais importantes da enfermagem em casos de disfunções urinárias consiste na monitorização diária do balanço hídrico, pois este representa o resultado de todos os líquidos administrados a esse cliente e de todos os líquidos eliminados, através dos rins, pele, pulmões e trato gastrointestinal.






Nas próximas postagens vou dedicar a escrever um pouco sobre cada um desses distúrbios, pois são mais frequentes do que imaginamos. Acredito que poderá ser um alerta ou uma forma de entender melhor como funciona o nosso organismo perante uma patologia.

1 comentários:

Freitas Garrine disse...

Boa tarde, muito agradecido pela riquisima informacao para todos Nos. Espero ver muito mais e aprender sobre esta tematica que peryurba muitos neste mundo moderno. E que a sua cura ainda nao se encontra divulgada.

Postar um comentário