Hoje o dia amanheceu tão bonito que resolvi compartilhar com todos a minha alegria em acordar, olhar pela janela e ver uma das coisas mais bela da natureza, o céu, mesmo que com algumas nuvens e um sol bem fraquinho.
Um lindo dia para mim, independente de estar ou não com um sol radiante, afinal, a beleza está nos olhos e no coração das pessoas. Se consigo enxergar beleza em um dia nublado ou não, vai do momento que estou passando, e mesmo assim, prefiro admirar toda a natureza com os olhos de alguém que está leve e tranquila, e consequentemente FELIZ com o momento único de cada dia, pois nenhum dia é igual ao outro.
E antes que eu esqueça ( cabeça não muito favorável hoje), olhando as atualizações de amigos no Facebook (a moda do momento) encontrei uma imagem que me chamou a atenção e parei para ler o que nela estava escrito (coisa rara) e me encantei, por isso, compartilho-a com vocês para que possam refletir a respeito.
Um excelente dia a todos, e para aqueles que curtem carnaval, uma boa curtição ( com consciência)!
18 de fev. de 2012
16 de fev. de 2012
PARCERIAS ESCOLARES
Ao se articular com essas instituições, a escola precisa pensar em como desenvolver essas ações em favor dela. O gestor, como protagonista da educação, deve pautar esses interesses no projeto político pedagógico, procurando saber do que precisa e de que forma se podem articular esses interesses.
Depois de feito isso, é necessário que a escola analise os programas/projetos oferecidos pelas instituições, no sentido de atender os anseios e necessidades da comunidade escolar, não se descuidando do objetivo central dessas parcerias.
É preciso também estar atento ao registro dessas parcerias, conceber regras para a execução, formar monitorias e uma equipe de avaliação do projeto, estando sempre presente durante toda atuação, garantindo assim, que tudo que foi registrado aconteça. Afinal, trata-se de um objetivo comum que deve ser acompanhado por ambas as partes.
Não podendo esquecer que essas instituições se interessam em abranger apenas uma parte da escola no contexto do projeto, mas não inibe a escola de pensar numa política de equidade e em estratégias de aproveitamento do que foi trabalho com o grupo atuante do projeto oferecido pela parceria interinstitucional.
Cabe, portanto a escola pensar em como trabalhar esses projetos, e aproveitar o espaço de interação para repassar as experiências vividas com os alunos participantes do projeto para toda a escola.
A escola precisa se interessar mais com a funcionalidade desses programas e utilizar isso a seu favor não somente quando o mesmo está sendo executado. Porém, é preciso antes de tudo, que a escola avalie para que o mesmo seja benéfico a sua entidade, para que não seja um projeto em vão. Portanto, é preciso que todos envolvidos no processo educacional da escola estejam envolvidos e cientes do objetivo do programa.
Grande abraço a todos!!!
Marcadores:
Educação,
escola,
parcerias escolares,
programas
PENSANDO SOBRE O BLOG
Estava um pouco afastada do blog devido aos estudos, que apertaram e espirraram para todos os lados. Até parte das férias eu perdi, porém, foi muito divertido ficar o janeiro com o pessoal da turma e melhor ainda ter passado (srsr).
Pois bem, estava olhando as estatística do blog e vi que as visualizações estão bem baixas e juntamente com o número de seguidores. Acho que o problemas são os assuntos que abordo por aqui.
Pela estatística olhei aqueles que tinham maiores visualizações e para minha surpresa eram justamente os assuntos voltados a educação. Dessa forma, resolvi fazer alguns posts relacionados a educação, principalmente a relação entre os gestores escolares e corpo docente.Acho o assunto importante e necessário, mesmo eu querendo fugir um pouco dele (rsrs), sei o quanto é preciso discutir uma educação de qualidade, bem como algumas funções que ficam desvirtuadas com o passar do tempo, como se o profissional se esquecesse para o que foi formado.
E aqui vai uma lista do que poderá ser abordado por mim:
- ♦ Educação interdisciplinar;
- ♦ PCN's;
- ♦ Gestão escolar;
- ♦ Brincadeiras como estímulo a educação;
- ♦ O meio ambiente interdisciplinarmente;
- ♦ Os jovens leitores de hoje;
- ♦ Dificuldades educacionais;
- ♦ A tecnologia à favor da educação.
Pela pequena lista que fiz, podemos observar que o assunto é vasto e renderá muitas páginas aqui no blog.
Para aqueles que ficarem com dúvidas quanto a escolha do tema e o porque me sinto a vontade de falar a respeito, basta ler a página sobre a autora que entenderá.
A todos um grande abraço!!!
Marcadores:
Educação



