---"Hoje estava pensando com meus botões, como diziam os mais velhos.
Criei um blog com tal expectativa, mas não consegui alcança-la, pelo menos por enquanto, mas não desistirei, postarei sempre que puder e sei que irei fazer essa expectativa acontecer. É preciso ter paciência e perseverança, afinal, esse ano foi muito corrido e pouco me sobrou tempo para dedicar-me à leitura e escrita.
Portanto, o blog que tanto planejei não andou, mas tenho certeza que nessas férias, ao menos até dia 10 de janeiro, eu irei conseguir postar." ---
Diferentemente dos meus posts anteriores, irei abordar um assunto diferente. Relatarei um pouco sobre a história da educação brasileira. É um pequeno resumo do caminhar educacional desde a chegada dos "nossos colonizadores" até os dias atuais.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A histórica da educação brasileira está intimamente ligada ao processo histórico da colonização, pois foi após o fracasso com as capitanias hereditárias que o Estado português em 1549 manda os jesuítas para catequizar os gentios que aqui se encontravam.
Os jesuítas foram peças importantes para que se obtivesse uma colônia civilizada culturalmente e religiosamente. De certa forma, o ensino jesuítico contribuiu para a domesticação dos índios, pois implantaram um modelo em aldeias, no qual os índios deixavam de caçar e coletar para se tornarem agricultores, e ao mesmo tempo eram instruídos pelo ensino das primeiras letras que não passava de um instrumento da catequese.
Em 1599 para facilitar o ensino nos colégios, a Companhia de Jesus publicou o Ratium Studiorum que serviu como norma para a educação efetuada nesses locais.
A presença dos jesuítas aqui no Brasil perdurou por 210 anos, de 1549 até 1759 com a expulsão dos mesmos pelo Marquês de Pombal, que implicou numa mudança educacional, pois implantou uma política pública que proibia a língua geral e impôs o uso da língua portuguesa como obrigatória, surgindo assim as Aulas Régias.
Essas aulas também sofreram algumas modificações ao longo dos anos, sendo sua principal característica a divisão do ensino em Estudo Maior e Estudo Menor, além das aulas serem ministradas por pessoas comuns e muitas vezes pouco instruídas.
Com a queda do Marquês de Pombal e a vinda da família real para o Brasil, a educação inicia um novo processo de modificação, pois começa a surgir mais colégios, cursos e as primeiras universidades para suprir a nova sociedade instalada na colônia.
O processo não para por aí, afinal, a educação está em plena mudança. Em cada época, influenciada por diversos fatores se é dada uma nova estrutura, um novo conteúdo, um novo modelo se implanta para "melhorar o ensino".
Agora indago o seguinte:
A que passo se encontra essa melhoria no ensino?
Pode ter mudado muitas coisas de 1500 até os dias atuais, mas uma coisa nunca mudou, a escola continua ainda com a característica do ensino tradicional.

0 comentários:
Postar um comentário