RSS

20 de mai. de 2011

A novela do Código Florestal

O Código Florestal foi criado para fomentar as florestas, as vegetações nativas, as áreas de preservação permanente e a despeito de seu valor comercial.

No primeiro artigo o Código Florestal diz que “As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, (…), são bens de interesse comum a todos os habitantes do País”.

Será isso uma verdade?

Hoje estamos assistindo a uma novela típica brasileira - a votação do novo Código Florestal - que tem de um lado os grandes beneficiários com essa votação, os ruralistas. Do outro lado encontramos os que defendem a natureza e são contra a votação, os ambientalistas. E no meio dos dois lados temos aqueles que serão responsáveis pela votação, o governo.

Os ruralistas defendem a causa em que precisam da terra para produzir e que sem ela não há desenvolvimento da exportação e da agricultura. Já os ambientalistas defendem a causa do respeito ao meio ambiente e que o novo Código Florestal representa um risco para a natureza, pois mudando algumas ações o novo Código Florestal fará com que o desmatamento aconteça em grande amplitude e que o respeito às leis sejam burlados, de forma a favorecer apenas ao proprietário.

Mas o proprietário que se favorecerá com essa votação será aquele que possui grande quantidade de terra, e não o pequeno proprietário, que luta para ter um lugar para produzir e se sustentar dignamente. Por isso, os ambientalistas lutam para que não ocorra a votação desse novo Código, que isso seja repensado e que as mudanças que estavam previstas para serem mudadas, sejam consideras e votadas com bom senso. Afinal, não é para prejudicar o pequeno proprietário, apenas querem que os grandes proprietários não tenham lucros em cima dessa mudança.

Todos tem o direito a terra, de produzir em sua terra. Porém cada um deve ter a responsabilidade ambiental.

Não queremos que os pequenos proprietários não tenham condições para sustentar sua família porque suas terras se encontram em local apenas de preservação; pelo contrário, queremos é que os grandes proprietários mantenham suas reservas florestais e que o novo Código Florestal não favoreça a eles a condição de desmatamento. Ao pequeno proprietário queremos que suas terras sejam produtivas, mas que eles mantenham uma parte dela em conservação ambiental.

Tanto se diz em desenvolvimento sustentável, mas pouco se faz em relação a isso. Não há um estímulo para que isso aconteça, tão pouco para que se torne uma causa para qual se possa lutar.

Qual será o final dessa novela?

O governo no fim será o verdadeiro protagonista, afinal está em suas mãos o destino dos próximos capítulos.
Mas como em toda novela, já percebemos o caminho do que será o final.

O governo votará o novo Código Florestal a favor dos ruralistas, pois está claro que o interesse capitalista é maior que o valor de respeito e de conservação da nossa natureza. Mas como todos bons telespectadores,  esperamos que o final nos surpreenda e que essa novela não seja mais uma daquelas que nos decepciona.

0 comentários:

Postar um comentário